Manuais de ajuda a Mães e Pais

Me assusta as pesquisas que tenho lido, onde boa parte pais e mães ainda recorrem à TV como meio para se informar e que acham que os filhos sabem o que fazem na rede de computadores. Só posso dizer que a TV, principalmente a TV comercial aberta, está longe de ser um local confiável de informações. A quantidade de erros cometidos se junta a quantidade de lixo anunciado. Já sobre as crianças saberem navegar na web melhor que vocês: saber mexer num mouse e clicar em links não significa domínio da rede e, ainda mais, domínio do conhecimento do que é seguro e o que não é.

Esse é o nosso papel como pais: amar, proteger e dar os limites. Mas nessa época corrida, muitas vezes a informação de que precisamos nos escapa

Crianças vem sem manual, mas o governo e diversas outras instituições possuem cartilhas, vídeos e outros tipos de material informativo que podem auxiliar pais e mães na heroica tarefa de criar seus filhos nessa sociedade em que vivemos. São orientações em assuntos como consumismo infantil, segurança na internet, alimentação, vacinas, etc. A ideia dessa página é compilar parte desse material distribuído na internet e dividi-lo com os leitores desse blog, ou aos para-quedistas de plantão.

Consumismo Infantil

capa

Consumismo Infantil: A publicação, disponível no site do MMA traz dicas para o consumo consciente, como doar um brinquedo usado quando receber um novo, reciclar embalagens e desligar a televisão e brincar ao ar livre. O projeto tem uma preocupação especial com a publicidade na televisão voltada para as crianças.

Outra dica muito legal são os documentários que podem ser vistos na Internet:

Criança a alma do negócio

O filme mostra como no Brasil o público se tornou alvo preferencial da publicidade. As crianças são bombardeadas por mensagens que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. Alarmante ver as crianças querendo ir ao shopping ao invés de brincar.

Muito Além do peso

“Um filme obrigatório para qualquer pessoa que se importe com a saúde das nossas crianças” Jamie Oliver
Obesidade, a maior epidemia infantil da história. Pela primeira vez na história da raça humana, crianças apresentam sintomas de doenças de adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2.
O documentário discute por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo. Eu achei especialmente interessante a forma como é mostrada as quantidades de óleo, gordura e açucar em alimentos populares entre as crianças como Toddynho, coca-cola e biscoitos recheados.

Segurança na Internet

capas cartilhas

Familía Mais Segura na Internet: É um movimento para formação de usuários digitalmente corretos
para construção de um ambiente virtual mais ético, seguro e legal. O sítio dispõe de diversas cartilhas e vídeos que orientam pais e educadores a como orientar os filhos em uma navegação mais segura. O projeto é coordenado, entre outros, por Patrícia Peck, uma das autoridades no assunto no Brasil.

Ainda na linha de segurança na Internet temos as cartilhas e pesquisa do CGI.Br

  • Cartilha de segurança para internet – contém recomendações e dicas sobre como o usuário pode aumentar a sua segurança na Internet. O documento apresenta o significado de diversos termos e conceitos utilizados na Internet e fornece uma série de recomendações que visam melhorar a segurança de um computador.
  • Pesquisa TIC KIDS ONLINE 2012 – Realizada pela primeira vez em 2012, a pesquisa TIC Kids Online Brasil é realizada entre adolescentes de 9 a 16 anos que sejam usuários de Internet e tem como foco central medir as oportunidades e os riscos relacionados ao uso da Internet. As entrevistas são realizadas com as próprias crianças e os adolescentes e também com seus pais/responsáveis.

Prevenção a drogas

Sobre prevenção a drogas encontrei por esses dias essas cartilhas do Ministério da Justiça. A série Por Dentro do Assunto, tem o objetivo de divulgar informações acerca das drogas. As cartilhas são divididas de acordo com o público: pais de crianças, pais de adolescentes, professores; e por situação, adolestes e alcool, tabaco, etc.

A leitura é bem simples e é possivel baixar as cartilhas em pdf: